top of page

PsicoEx: novo curso para quem gosta de Psicologia do Esporte


PsicoEx é o curso de especialização lato sensu em psicologia do esporte, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos.O objetivo é qualificar os profissionais de diferentes áreas, com foco nos profissionais de psicologia e educação física.


O curso foi elaborado por Prof. Dr. Ricardo M. M. de Picoli, Prof. Dr. Gilberto Eiji Shigemoto e pela Prof. Dra. Livia Valenti. Também compõem o corpo docente, da UFCar: Amanda Ribeiro de Oliveira, Daniela Godoi Jacomassi, José Marques Novo Junior, Luciana Nogueira Fioroni, Maria Cristina De Lollo, Patrícia Waltz Schelini e Wladimir Rafael Beck. USP: Cristiano Roque Antunes Barreira (Ex-presidente da ABRAPESP) e Thabata Castelo Branco Telles (atual presidente da ABRAPESP). Alessandra Junqueira da UNAERP, Alberto Filgueiras da UERJ, Eduardo Neves Pedrosa di Cillo da Universidade Mackenzie, João Paulo Botero da UNIFESP, Paula Teixeira Fernandes da UNICAMP e Victor Cavallari Souza da Sensorial Sports. Uma reunião das áreas de psicologia, ciências fisiológicas e educação física .


ABRAPESP - Qual a origem do curso?


RICARDO PICOLI - Surgiu de dois movimentos. O primeiro é o meu envolvimento com o departamento de psicologia da USCar e o segundo a pouca oferta de cursos de qualidade para formação de psicólogos do esporte, ainda mais de especialização. Até onde sabemos, especialização nos moldes do que estamos ofertando, tem o do SEDES e o EAD da Uninter. Somado a isso, temos a demanda pela psicologia do esporte na região central do estado de São Paulo e a aproximação com o laboratório de fisiologia do exercício. Diz Ricardo


E complementa: "O laboratório é reconhecidíssimo, oferece um curso de especialização e tem esta vocação há 20 anos. O curso é reconhecido na América Latina, está lado a lado com os melhores do mundo e as pesquisas têm sido feitas em colaboração, comigo e com Lívia e alguns estudantes de graduação da psicologia dentro do departamento de fisiologia, fazendo investigações que consideram tanto questões fisiológicas, como biomarcadores sanguíneos, por exemplo, avaliações de imagens do cérebro, com aspectos e constructos psicológicos. E também, passando para eles outras formas de fazer pesquisa".


A proposta é qualificar para o mercado. Inicialmente focando profissionais da saúde como um todo, mas também da gestão esportiva.


Queremos mostrar a importância da área para outros profissionais. A multidisciplinariedade, considerando a psicologia como uma parte essencial para o cuidado com o atleta, também para políticas públicas, práticas livres, etc. Finaliza Ricardo

Acesse o site https://sites.google.com/view/psicoexufscar/ e faça sua inscrição. Clique na imagem abaixo.



643 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page