top of page
diretoria_202021_pb.jpg

Gestão
2020-21

A diretoria da entidade foi eleita em 2019 para o biênio 2020-21. São seis profissionais na diretoria executiva, mais de dez participando ativamente dos comitês, editoria da Revista da ABRAPESP e conselho fiscal.

Diretoria Executiva

presidente thabata.jpg

Presidente

Thabata Castelo Branco Telles

(CE/SP)

Pesquisadora (pós-doc) na Universidade de São Paulo (EEFERP), atuando em colaboração entre Brasil (USP), França (Université de Paris) e Portugal (IESF). Doutora em Psicologia (FFCLRP-USP/FAPESP). Pesquisadora em Filosofia (Fenomenologia) nos Arquivos Husserl - Paris (ENS-CNRS/FAPESP) de 2016 a 2018. Possui graduação em Psicologia (UNIFOR/CNPq) e Mestrado em Psicologia (UNIFOR/FUNCAP). É especialista em Psicologia do Esporte pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), membro do GT de Psicologia do Esporte da ANPEPP e atual presidente da ABRAPESP (Associação Brasileira de Psicologia do Esporte) - gestão 2020-2021. Atua e pesquisa com ênfase em fenomenologia; psicologia do esporte & do exercício; embodiment; percepção-ação; artes marciais & esportes de combate

Erika.jpg

Vice-Presidente

Erika Hofling Epiphanio

(pe)

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Esporte e Psicologia Fenomenológica-Humanista, atuando principalmente nos seguintes temas: intervenção em psicologia do esporte, Iniciação esportiva, motivação, esporte para pessoas com deficiência, fenomenologia, psicologia humanista e educação humanista. É professora adjunta do colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Fenomenologia Esporte e Educação (NEPFEE), vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp) e pós-doutoranda pela Escola de Educação Física e esporte de Ribeirão Preto- EFFERP-USP, compondo o Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Práticas corporais.

Luciana_F_Angelo.jpg

Primeira-Secretária

Luciana Ferreira Angelo

(SP)

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é professora e coordenadora dos cursos de Psicologia do Esporte (presencial e EAD) do Instituto Sedes Sapientiae e professora convidada do COGEAE(PUC-SP) no curso de extensão em Psicologia do Esporte. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Esporte e do Exercício Físico, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do esporte, reabilitação, educação física, educação e cardiologia do exercício.

Yghor gomes 2.jpg

Segundo-Secretário

Yghor Queiroz Gomes

(MG)

Psicólogo Especialista em Psicologia do Esporte pelo Instituto Sedes Sapientiae - SP, com ênfase em Terapia Cognitiva Comportamental. Psicólogo do Esporte no Núcleo Score - Consultoria em Psicologia do Esporte / Ribeirão Preto -SP. Membro do CIIDEBE (Centro de Investigação e Intervenção em Desporto, Educação e Bem-estar) / Guarapuava ? PR. Conselheiro Suplente (gestão 2018-2020) nos conselhos municipal do Idoso, de Direito das Crianças e Adolescentes e de Direito das Mulheres da cidade de Uberlândia - MG. Coordenador de Projetos de desenvolvimento Social e Esportivo da AEDEC-Brasil / Uberlândia - MG. Membro da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP), Conselheiro da XV plenária do CRPMG (gestão 2016/19) e coordenador das Comissões de Psicologia do Esporte e de Comunicação do CRPMG. Conselheiro Tesoureiro (gestão 2019/22) da XVI plenária do CRPMG e coordenador da Comissão de Psicologia do Esporte. Atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas; Desenvolvimento Humano; Psicologia do Esporte, iniciação esportiva; Gestão Esportiva; Desenvolvimento e Carreira profissional.

Livia Viana.jpg

Primeira-Tesoureira

Lívia Gomes Viana Meireles

(Ce)

Professora Adjunta do curso de Educação Física do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Psicologia do Esporte pelo Conselho Federal de Psicologia. Coordenadora do Laboratório Cearense de Psicologia do Esporte e do Exercício. Tem interesse em temáticas como papel das habilidades sociais e da empatia nos relacionamentos sociais, no contexto acadêmico e esportivo, Psicologia do desenvolvimento, Avaliação Psicológica e metodologia de pesquisa (qualitativa e quantitativa). É mãe de um menino e uma menia, esteve de licença maternidade em 2010 e 2014.

Comitês

COMITE RELACIONAMENTO.png
COMITE RELACIONAMENTO_F.png

Rodrigo Damasceno (PI)

Patrícia Serudo (AM)

Manoella Fiocchi (SP)

COMITE COMUNICACAO.jpg

Thaíse Coutinho (BA)

Roseana Pacheco (PE)

Ricardo Ângelo (CE)

Adrieli Yukie (SP)

COMITE PROFISSIONAL.jpg

Rodrigo Pieri (RJ)

Matheus Vasconcelos (AM)

Leo Nepomuceno (CE)

CONSELHO FISCAL

Lápis e bloco de notas
Wave

REVISTA DA ABRAPESP

Editora-chefe

Profa. Dra. Gislane F. Melo (DF)

bottom of page