Boletim Informativo ABRAPESP 2020 Nº2


1. Publicações - Nas redes sociais

  • Recomendações aos psicólogos do esporte, treinadores e equipe técnica: Entendendo que as informações sobre a Covid-19 estão constantemente em atualização, por se tratar de um evento ainda pouco conhecido, a ABRAPESP elaborou algumas recomendações aos psicólogos do esporte nesse período. Acesse as recomendações aos psicólogos clicando aqui e aos treinadores e equipe técnica aqui.


  • 7 dicas para a arbitragem durante o isolamento social: A partir do trabalho realizado pela psicóloga Marta Magalhães, responsável pelo pilar mental dos árbitros CBF desde 2007, publicamos algumas dicas para esse público para o período de distanciamento social. Acesse aqui.


  • Educação olímpica na prática: um relato de experiência: Convidamos a Dra. Natália Kohatsu Quintilio, profissional de Educação Física, para nos contar um pouco sobre o programa “Olimpismo: educação e integração cultural para o desenvolvimento humano por meio do esporte”, trabalho colaborativo entre professores da rede municipal de São Caetano do Sul e integrantes do Grupo de Educação Olímpica do GEO-USP. Clique aqui para conferir.

Obras completas

  • Livro “Trabalho e Esporte: Precariedade, invisibilidade e desafios” (2020): Lançada recentemente e organizada pelas autoras Juliana A. de O. Camilo e Kátia Rubio, a obra conta com produções que trazem reflexões sobre duas áreas do conhecimento, o esporte e o trabalho. Esta é composta por grandes nomes da Psicologia do Esporte no país, parceiros e integrantes da nova gestão da ABRAPESP. O livro pode ser adquirido clicando aqui.


  • Livro da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT): Recentemente a SBPOT publicou o volume 3 da coleção “O trabalho e as medidas de contenção da COVID-19: Contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho no contexto da pandemia”. Este volume, intitulado “Retrato da Psicologia Brasileira no Cenário da COVID-19”, conta com a colaboração da Dra. Thabata Castelo Branco Telles (atual presidenta da ABRAPESP), no capítulo referente à contribuição da Psicologia no Esporte considerando o contexto de pandemia. Tenha acesso à publicação e leia o texto na íntegra clicando aqui.

  • Caderno Jornada Vidas Ativas: Fruto da parceria entre o Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP) e o Instituto Ayrton Senna (IAS), a produção contou com a colaboração, entre profissionais de diferentes áreas, de duas psicólogas que compõem a diretoria atual da ABRAPESP: Luciana Angelo (Secretaria) e Thabata Telles (Presidência). A versão eletrônica da revista pode ser obtida através de um cadastro, que pode ser realizado aqui.