De 7 a 10 de junho de 2016, ocorreu, em Maceió (AL), o XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), um dos principais eventos que reúne pesquisadores de Pós-graduação em Psicologia do Brasil. Nesta edição do evento, tivemos um Grupo de Trabalho (GT) dedicado ao tema da Psicologia do Esporte. Fato inédito em 25 anos do simpósio.

Finalidade da ANPEPP

 

Para fazer um balanço da relevância deste GT devemos considerar inicialmente a finalidade da ANPEPP. A associação tem por objetivo congregar programas de pós-graduação de instituições de ensino superior e estimular a formação de  profissionais através de pós-graduação e pesquisa em Psicologia.

 

Cada GT do evento é composto por pesquisadores e professores credenciados para orientação dos mestrandos e doutorandos, e disponibiliza algumas vagas para pós-graduandos no grupo. Quando o assunto é pós-graduação, a iniciativa é atacar de frente das maiores dificuldades da área: a dispersão dos orientadores. O Simpósio da ANPEPP cria redes de pesquisadores e desta vez em Psicologia do Esporte, fortalecendo a pesquisa.

 

GT de Psicologia do Esporte

 

O evento disparador do Grupo de Trabalho de Psicologia do Esporte foi o V Congresso da ABRAPESP, realizado em 2015, em Brasília. Ali alguns dos professores credenciados nos Programas de Pós-Graduação (PPG) se reuniram e esboçaram  denominadores comuns para compor a rede. Além dos critérios exigidos pela ANPEPP, o Grupo aprovou compromissos éticos e político. Ético, fomentando o modelo de Psicologia do Esporte atenta às necessidades mais técnicas do esporte de alto rendimento e à dimensão psicossocial do esporte em todos os seus níveis (talvez a esfera mais ameaçada de negligência na área). Do ponto de vista político, o comprometimento não é com tendências hegemônicas, mas com a integração de uma Psicologia do Esporte multifacetada, enriquecida por suas várias e necessárias interfaces. Este aspecto se consolidou ainda mais ao longo de discussões, nas quais ficou claro que posturas sectárias em relação às áreas, tradicionalmente ou não, ligadas à Psicologia do Esporte não teriam qualquer espaço ali.

 

Os membros que compuseram GT defendem a união, uma vez que Psicologia do Esporte  está na Educação Física, Psicologia Clínica, História da Psicologia, Psicologia Social, Filosofia, Fundamentos e Medidas da Psicologia,  História Oral, Psicologia da Educação, Psicologia da Saúde, Psicometria,  Neuropsicologia, Avaliação Psicológica, Gerontologia, Neurociências, Psicofisiologia e Psicologia do Desenvolvimento. Em todo o mundo, o investimento na pós-graduação tem o efeito cascata, que qualifica o ensino de graduação, as práticas e aplicações do conhecimento em todas as áreas.

 

A Psicologia do Esporte tem razões para comemorar sua participação na ANPEPP e tem muito trabalho pela frente. Novidades virão! A começar pela inovação da política editorial da Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, entendida como um dos mais valiosos canais de acesso ao conhecimento produzido na área e qualificá-la como um todo. Por fim, e também importante, ficou decidida a retomada da produção de materiais pedagógicos que permitam alicerçar a formação do aluno/profissional de Psicologia do Esporte e que venham possibilitar diálogos mais profícuos para aqueles que estão no ensino, na pesquisa e na intervenção.

Compuseram o 1º GT de Psicologia do Esporte da ANPEPP os seguintes profissionais:

Coordenador: Profº Drº Cristiano Roque Antunes Barreira – PPGP/USP

Vice-coordenador: Profº Drº Erick Conde – PPGP/UFPE

Ms. Adriana Amaral do Espírito Santo - UERJ

Profª Drª Adriana Bernardes Pereira – PPGP/PUC-GO

Profº Drº Alberto Filgueiras – PPGP/UERJ

Profª Drª Cristianne Carvalho – PPGP/UFMA

Ms. Daniele Seda – UERJ

Profª Draª Erika Höfling Epiphanio – UNIVASF

Profº Drº Franco Noce – PPGEF/UFMG

Profª Drª Gislane Melo – PPG/UCB

Profª Drª Juliana Camilo – PUC-SP

Profª Drª Katia Rubio – PPGEF/USP

Profª Drª Luciana Ângelo – Sedes Sapientiae

Profº Drº Maurício Pinto Marques – UFRGS

Profº Rodrigo Pieri - UNISUAM

Ms. Thabata Castelo Branco Telles - USP

 

 

 

Please reload

Links Recomendados
Leitura Recomendada
1/3
Procurar por Tags
Siga as Ciências  do Esporte "PELO MUNDO"