Distúrbios alimentares e o esporte.

 

 

 

Com certeza você já ouviu falar sobre anorexia, bulimia, compulsão alimentar, mas sabe o que é vigorexia ou ortorexia? Estes foram temas tratados no minicurso sobre distúrbios alimentares ministrado no V Congresso da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte pelas professoras Gabriela Gonçalves e Gislane Melo

 

-       O esporte e o exercício físico podem potencializar o distúrbio alimentar, diz Gabriela. - Nos casos, por exemplo, de atletas, de lutas ou ginástica artística e rítmica,  as soluções rápidas para manutenção do peso, pode levar estes indivíduos a praticarem anorexia ou bulimia.

 

 

Mas a cobrança não circula apenas entra as atividades de alto rendimento. Alimentados pela mídia, indivíduos buscam soluções milagrosas para atingirem um corpo perfeito ou “saudável a qualquer preço”. Neste cenário surge a ortorexia, transtorno alimentar diagnosticado recentemente que torna a pessoa obsessiva na qualidade do que vai comer e mais nada importa. Sua atenção é  voltada somente para a dieta.

 

O trabalho da psicologia do esporte nestes casos visa trabalhar a imagem corporal do indivíduo, incentivando o bem estar, a adequação física e psicológica para a pratica desportiva.

Please reload

Links Recomendados
Leitura Recomendada
1/3
Procurar por Tags
Siga as Ciências  do Esporte "PELO MUNDO"