top of page

KATIA RUBIO E A PSICOLOGIA DO ESPORTE



As histórias da Psicologia do Esporte, da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte e da Prof. Dra. Katia Rubio se confundem. Sendo assim, o primeiro capítulo da série Memórias é, obrigatoriamente, um relato sobre Katia Rubio.

Sua primeira graduação foi em jornalismo. Trabalhou durante oito anos com informação e publicidade e, em 1991, iniciou um novo curso: Psicologia na PUC de São Paulo. Em 1998, veio o Mestrado em Educação Física na EEFE-USP. E durante o período do curso, atuou como docente da faculdade.

As atividades de pesquisa desde a graduação contribuíram para minha carreira como docente que me levou à Universidade de São Paulo no ano de 1997”, diz a Professora.

A Carreira Acadêmica


Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientadora de mestrado e doutorado nos programas de Pós-graduação da EEFE-USP e FE-USP. Atua como pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da USP e coordena o Grupo de Estudos Olímpicos

O Grupo trabalha com questões relacionadas ao Olimpismo e ao esporte e como mobiliza, na atualidade, "a sociedade e a comunidade acadêmica tanto para entender e justificar o movimento desse fenômeno, como para buscar subsídios para empreendimentos como a candidatura como cidade sede de Jogos PanAmericanos ou Olímpicos".


Linhas de Pesquisa

  • Dor e atividade física/esportiva

  • Gênero, movimento olímpico e corporeidade

  • Olimpismo, imaginário esportivo e cultura

  • Psicologia social do esporte e estudos socioculturais do movimento humano


O doutorado foi realizado na FE-USP, em 2001, e o Pós Doutorado em 2004, em Psicologia Social, na Universidade Autônoma de Barcelona. A defesa da livre docência foi em 2005 na EEFE-USP.


Publicações


São 32 livros publicados tanto como organizadora e/ou como autora na área de Psicologia do Esporte e Estudos Olímpicos.


Livro O Atleta e o Mito do Herói
Data da primeira publicação: 2001

“Durante o processo do mestrado realizei uma de minhas melhores obras que resultou no livro O atleta e o mito do herói (Ed. Casa do Psicólogo)."






A representação da derrota no esporte contemporâneo foi o tema do pós-doutorado e suas obras são referências para todos os estudiosos da área.


É membro da Academia Olímpica Brasileira e em junho de 2010 recebeu a Medalha do Mérito Desportivo.


Foi editora da Revista Brasileira de Psicologia do Esporte desde sua fundação até 2013. Atualmente edita a Revista de Estudos Olímpicos Olimpianos já em seu 4° ano de existência.



700 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page