top of page

CHEGOU O GUIA BRASILEIRO DE ATIVIDADE FISICA


O GUIA DE ATIVIDADE FISICA foi lançado em português, inglês e espanhol.

O Ministério da Saúde lançou no dia 29 de junho, o GUIA DE ATIVIDADE FÍSICA para a população brasileira. O lançamento foi realizado com transmissão ao vivo pela internet e aberto com a apresentação de Juliana Resende, diretora do Departamento de Promoção da Saúde, que destacou a importância e a presença desses Guias nas politicas publicas de países de alta renda e em 50% dos países das Américas. "Uruguai. Colombia e Argentina

já contam com este tipo de recomendação", diz Juliana.


Organizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), o GUIA foi produzido por uma comissão científica e 70 pesquisadores alocados em oito grupos de trabalho: conceitos, crianças, jovens, adultos, idosos, educação física escolar, gestantes e atividade física para pessoas com deficiência.


O resultado são oito capítulos e quatro domínios: tarefas domésticas, deslocamento, trabalho ou estudo e tempo livre. O objetivo do projeto é estimular a prática da atividade física e ajudar os profissionais da saúde a reduzir o sedentarismo.


Para os profissionais, foi produzido também o material suplementar: Guia para Gestores e Profissionais da Saúde orientando como e porque utilizar.



Também no guia suplementar, consta toda a bibliografia consultada – neste, em especial destacamos o Caderno Vidas Ativas elaborado por LUCIANA FERREIRA ANGELO (SECRETÁRIA DA ABRAPESP), MARCO S VINICIUS MOURA E SILVA, MAYKELL ARAÚJO CARVALHO E SÔNIA REGINA CASSIANO DE ARAÚJO, do Grupo de Estudo “Letramento Corporal e Relatórios sobre Atividades Físicas e Esportivas”, sediado no Centro de Práticas Esportivas da USP, em parceria com o Instituto Ayrton Senna. O Caderno é "uma forma de compartilhar trilhas percorridas que nos ajudam a compreender o modo de Vidas Ativas e estimular a descoberta e a criação de possibilidades tanto individuais como coletivas, visando promover a prática das Atividades Físicas e Esportivas ao longo da vida."


Caderno-Jornada-Vidas-Ativas-Cepeusp-IAS
.pdf
Download PDF • 29.01MB

Acesse a página da versão em áudio ou baixe seu exemplar clicando nas versões abaixo





CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O GUIA EM AUDIO




CLIQUE E BAIXE O GUIA NA VERSÃO EM PORTUGUÊS


guia_atv_populacao
.pdf
Download PDF • 2.63MB

HAGA CLIC Y DESCARGUE LA GUÍA EN LA VERSIÓN EN ESPAÑOL


guia_actividad_fisica_poblacion_brasilena
.pdf
Download PDF • 1.96MB

CLICK AND DOWNLOAD THE GUIDE IN THE ENGLISH VERSION


physical_activity_guidelines_brazilian_population
.pdf
Download PDF • 2.16MB

CLIQUE E BAIXE A VERSÃO COM RECOMENDAÇÕES PARA GESTORES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE


guia_atv_gestores
.pdf
Download PDF • 1.68MB

E PARA VOCÊ QUE QUER PESQUISAR MAIS SOBRE O TEMA, CLIQUE E BAIXE A PUBLICAÇÃO COM MATERIAL SUPLEMENTAR



guia_atv_populacao_material_suplementar
.pdf
Download PDF • 1.02MB




230 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page