top of page
Foto do escritorMariangela Ribeiro

ABRAPESP na Celebração dos 60 Anos da Regulamentação da Psicologia no Brasil


Rodrigo Pieri no evento de 60 anos

Em 27 de agosto de 1962, o então presidente João Goulart sancionou a Lei 4.119, que tornou a Psicologia uma profissão. A aprovação colocou o Brasil na vanguarda, pois somente Egito, Canadá e Estados Unidos tinham uma legislação regulamentando a profissão de psicólogo.


Entre 9 e 13 de maio o Conselho Federal de Psicologia, produziu uma série de Lives "intensificando a contagem regressiva para os 60 anos de regulamentação", informa o CFP.

Temas atuais como o enfrentamento ao racismo; Psicologia, gênero, raça e interseccionalidade; violência no trânsito; o luto de crianças e adolescentes durante a pandemia da Covid-19; a luta anticapacitista; o teletrabalho no contexto da atual crise sanitária; e o esporte e o lazer como ferramentas para o desenvolvimento pessoal e social (discussão também relacionada à pandemia) foram discutidos por representantes de entidades convidadas em Lives promovidas pelo CFP. (veja os temas e links das lives no final da matéria)


A ABRAPESP, representada por seu presidente Rodrigo Pieri, participou da live "Atividade física, esporte e lazer como ferramentas para o desenvolvimento pessoal e social em tempos de pandemia”. No debate estiveram presentes o ex-presidente e associado da ABRAPESP Rodrigo Acioli, representando o Conselho Federal de Psicologia; Andrea Pesca representando a Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e Exercício - ABEPEEx e Tharcisio Anchieta, representante o Conselho Federal de Educação Física - CONFEF.



Os eventos promovidos pelo CFP são fundamentais. Temáticas riquíssimas, que vão pautar os próximos anos da psicologia e que tem uma construção, que tem todo um processo. Esta proposta das comemorações dos 60 anos é uma maneira de respeitar a história da Psicologia. Diz Rodrigo Pieri

Sessão Solene na Câmara dos Deputados


Sessão Solene na Câmara dos Deputados

Fechando a semana, as entidades, juntamente com representantes do Sistema Conselhos, parlamentares, autoridades públicas e convidados, participaram de uma sessão solene na Câmara dos Deputados em Homenagem aos 60 Anos da Regulamentação da Psicologia no Brasil, no Plenário Ulysses Guimarães. Rodrigo Pieri representou a ABRAPESP no evento.

A solenidade na Câmara dos Deputados foi requerida pela Deputada Federal Erika Kokay do PT do DF, e transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais do Conselho Federal de Psicologia.


A deputada Erika apresentou as contribuições da Psicologia à sociedade brasileira ao longo das últimas seis décadas. Transmitiu os votos e mensagens de seus colegas, e o vídeo da Deputada Federal do PT do RS, Maria do Rosário Nunes, que elogiou o trabalho dos psicólogos nas lutas sociais e a importância da interdisciplinaridade da Psicologia.


No evento, Arnaldo Luiz Marques dos Santos, representando os Correios, lançou o selo comemorativo dos 60 anos, e convidou a presidente Ana Nóbrega, do Conselho Federal de Psicologia, para a primeira obliteração (carimbo do selo).


No final da solenidade, apresentações de poesia e música embalaram a celebração convergente da Psicologia, mostrando ao Brasil a importância de sempre saber que a "nossa luta não é só na Solitária é com outras áreas, outros saberes", Erika Kokay


Assista a Sessão Solene, em Homenagem aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil, realizada na Câmara dos Deputados, Plenário Ulysses Guimarães



Links das Lives


Rodrigo Acioli (CFP); Andrea Pesca (ABEPEEx); Rodrigo Pieri, (presidente da ABRAPESP); e Tharcisio Anchieta (CONFEF) Live "Atividade física, esporte e lazer ...”.

Live “Atividade física, esporte e lazer como ferramentas para o desenvolvimento pessoal e social em tempos de pandemia”, Dia 13/5


Live “Nada sobre nós sem nós: Por uma Psicologia anticapacitista”,

dia 12/5


Live “Teletrabalho no Brasil antes, durante e pós-pandemia: impactos na saúde do trabalhador”,dia 12/5


Live “Resistência, Direitos Humanos e 60 anos da psicologia”, dia 11/5


Live “O luto e a luta de crianças e adolescentes afetados pela sindemia: órfãos da Covid-19”,dia 11/5


Live “Psicologia, gênero, raça, interseccionalidade", dia 10/5



Live “Violência no trânsito e direitos humanos”, dia 10/5



Live “Racismo é coisa da minha cabeça ou da sua? – Balanço da Campanha Nacional de Direitos Humanos”, dia 9/5





271 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page