ABRAPESP e Psicologia do Esporte no 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP)

Atualizado: 23 de jun.

Rodrigo Almeida Damasceno (esquerda), Rodrigo Acioli Moura (centro) e Wilson Bispo Fonseca (direita).

De 2 a 5 de junho de 2022, em Brasília, foi realizado o 11º Congresso Nacional de Psicologia (CNP) com debates e avaliações de 308 propostas provenientes dos Congressos Regionais do Brasil.


Todas propostas foram lidas, analisadas e debatidas. As aprovadas tornaram-se orientações de trabalho para os Conselhos Profissionais da Psicologia. Em meio às 308 propostas, havia duas propostas que versavam sobre a temática da Psicologia do Esporte. Entre os delegados presentes, estavam três associados da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP): Rodrigo Almeida Damasceno do CRP 21 - PI, Rodrigo Acioli Moura do CRP 05 - RJ e Wilson Bispo Fonseca do CRP 19 - SE.


Primeira proposta da área foi analisada e aprimorada na discussão do grupo de trabalho e, posteriormente, aprovada em plenária. Texto final:


Proposta 024 (trazida pelo CRP 05 - RJ)

Criar espaços de debate e mobilização que tenham como referência as alterações na Lei Pelé que prevejam a obrigatoriedade de Clubes, Confederações, Comitês Olímpicos, Paraolímpicos, Surdolimpicos e outros, a prestarem assistência psicológica no contexto esportivo para além do futebol.


Segunda proposta aprovada sem ressalvas no grupo de trabalho e plenária. Segue abaixo:


Proposta 185 (trazida pelo CRP 19 - SE)

Fomentar a importância da Psicologia do Esporte e incentivar a presença da Psicóloga em políticas ligadas a esporte, lazer, saúde e cultura, pautando o esporte e lazer como direito humano e articulando ações via políticas públicas junto aos órgãos públicos competentes, organizações e associações esportivas e demais representações, levando para debate, inclusive, temas como questões de gênero, violência e preconceito no esporte, situações de abuso e outros temas emergentes.



Entenda o que é o CNP

O Congresso Nacional da Psicologia acontece a cada 3 anos e é realizado em etapas, iniciando-se com os Eventos Preparatórios, seguidos dos Pré Congressos, os COREPs e, por fim, o CNP. Segundo Rodrigo Acioli Moura, associado e ex-presidente da ABRAPESP:


É o Congresso que une os profissionais e estudantes, ouve as principais demandas e sugestões, que quando aprovadas - esses pedidos, essas discussões, essas sugestões - passam a ser temas de orientação para as atividades dos Conselhos (…), talvez seja o momento mais democrático do Sistema Conselhos


Os Eventos Preparatórios são encontros promovidos nos Conselhos Regionais, (como rodas de conversa, seminários e afins) para discussão de diversos temas a fim de estimular o surgimento de propostas, a partir das próprias experiências e vivências dos profissionais, para serem apresentadas como sugestões ao Sistema Conselhos.