top of page

ABRAPESP ATIVA, a inatividade física em pauta

Atualizado: 4 de mai. de 2021

A Associação Brasileira de Psicologia do Esporte vai estender a campanha "ABRAPESP ATIVA'' dada a premência da prática de atividade física, neste momento da pandemia.



É um momento em que o isolamento distancia não só pessoas, mas também as pessoas de suas práticas saudáveis.


Atentos, os professores dos cursos de verão, abordaram o tema sob vários aspectos. Nos próximos, não deve ser diferente.


Com objetivo de levar em frente a campanha, a ABRAPESP está disponibilizando, gratuitamente, 50 vagas no curso Políticas públicas e inatividade física: aspectos relacionados à adesão e aderência às atividades.



E para aquecer o debate, buscamos algumas iniciativas brasileiras. Hoje, conversamos com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde - SBAFS, o Prof. Dr. Douglas Roque Andrade.


A SBAFS, "congrega estudantes, profissionais e pesquisadores de diversas áreas de formação com interesse no campo da atividade física e saúde, com abrangência em todo o território nacional". apresenta Douglas.



"Desde 2014, vem trabalhando, junto com o Ministério da Saúde, na produção de um guia de atividade física para a população brasileira. Entre idas e vindas, nas duas gestões, conseguimos convencer o Ministério. Tivemos a participação do antigo presidente da entidade, também de vários membros, inclusive eu. O guia está pronto, mas, em função da pandemia, não pôde ser lançado em dezembro. Esperamos que em breve.


Temos coordenado outros projetos com o Ministério: da disseminação do documento; projetos de aconselhamento na atenção básica sobre atividade física; e, possivelmente, o curso para gestores municipais da saúde, executarem plano local. Alguns destes projetos já estão ocorrendo e outros na fase de lançamento. Também, nesta gestão, foi criada uma Coordenadoria de promoção da atividade física e ações intersetoriais. Hoje há uma equipe, junto a Secretaria da Atenção Primária à Saúde, que cuida especificamente da atividade física na área da saúde. Nossa intervenção é muito mais neste setor, do que nos de esporte e/ou educação. Embora tenhamos algumas entradas nestes outros setores da gestão pública.


No momento estamos com uma ação a ser lançada. Criamos um documento, direcionado à mais de cem instituições que congregam câmaras municipais, vereadores, gestores de saúde ou prefeitos, como a frente nacional de prefeitos, sugerindo que seja colocado na agenda, o tema atividade física. Queremos uma incidência política e existem várias possibilidades de convencimento. Primeiro, a atividade física é um direito, com fim em si mesma. É um direito constitucional, e, reconhecida, como um direito internacional, pela própria Unesco. É uma necessidade humana, que traz consigo, uma série de benefícios. Além do fato de que, quem pratica atividade física, é uma pessoa mais bem resolvida. "


E não esqueça, reserve sua vaga nos cursos do próximo sábado, 27/03. Participar, ao vivo, é poder interagir com os apresentadores. Acesse: https://www.abrapesp.org.br/cursos-abrapesp



 

Prof. Dr. Douglas Roque Andrade é docente universitário desde 1989 na área de educação física e, desde 2011, docente do curso de educação física e saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Desde 2018 do Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política. Trabalhou entre 1987 e 2009 no Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS). Atualmente atua como Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF - EACH-USP), pesquisador do Grupo Internacional e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Formação de Profissionais da Saúde (GIEPS) GIEPES. Pesquisador colaborador do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS) e participa como assessor técnico científico do Programa Agita São Paulo, programa que ajudou a criar e atuou na sua gestão entre os anos de 1996 e 2009. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (2020-2022). Diretor de Comunicação e Pesquisador do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (2020-2022). Atua, principalmente, nos seguintes temas: atividade física e saúde, promoção da saúde, políticas públicas de atividade física e saúde, promoção da atividade física na comunidade, no ambiente de trabalho e na escola.


108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page