ABRAPESP ATIVA, a inatividade física em pauta

Atualizado: 4 de mai. de 2021

A Associação Brasileira de Psicologia do Esporte vai estender a campanha "ABRAPESP ATIVA'' dada a premência da prática de atividade física, neste momento da pandemia.



É um momento em que o isolamento distancia não só pessoas, mas também as pessoas de suas práticas saudáveis.


Atentos, os professores dos cursos de verão, abordaram o tema sob vários aspectos. Nos próximos, não deve ser diferente.


Com objetivo de levar em frente a campanha, a ABRAPESP está disponibilizando, gratuitamente, 50 vagas no curso Políticas públicas e inatividade física: aspectos relacionados à adesão e aderência às atividades.



E para aquecer o debate, buscamos algumas iniciativas brasileiras. Hoje, conversamos com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde - SBAFS, o Prof. Dr. Douglas Roque Andrade.


A SBAFS, "congrega estudantes, profissionais e pesquisadores de diversas áreas de formação com interesse no campo da atividade física e saúde, com abrangência em todo o território nacional". apresenta Douglas.



"Desde 2014, vem trabalhando, junto com o Ministério da Saúde, na produção de um guia de atividade física para a população brasileira. Entre idas e vindas, nas duas gestões, conseguimos convencer o Ministério. Tivemos a participação do antigo presidente da entidade, também de vários membros, inclusive eu. O guia está pronto, mas, em função da pandemia, não pôde ser lançado em dezembro. Esperamos que em breve.


Temos coordenado outros projetos com o Ministério: da disseminação do documento; projetos de aconselhamento na atenção básica sobre atividade física; e, possivelmente, o curso para gestores municipais da saúde, executarem plano local. Alguns destes projetos já estão ocorrendo e outros na fase de lançamento. Também, nesta gestão, foi criada uma Coordenadoria de promoção da atividade física e ações intersetoriais. Hoje há uma equipe, junto a Secretaria da Atenção Primária à Saúde, que cuida especificamente da atividade física na área da saúde. Nossa intervenção é muito mais neste setor, do q