Workshop on-line

1ª TEMPORADA
CURSOS DE VERÃO

 Vocês pediram e  nós fizemos: A 1ª Temporada de Cursos de Verão da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP) FOI ADIADA para Fevereiro e Março. Quem está inscrito permanece (mas vamos entrar em contato) e aqueles que não podiam em janeiro, não vão perder a oportunidade.

Esperamos iniciar o ano de 2021 com muita saúde e um ótimo clima de verão brasileiro! 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Profa. Dra. Luciana  Angelo

- Instituto Sedes

Sapientiae (BR)

graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é professora e coordenadora dos cursos de Psicologia do Esporte (presencial e EAD) do Instituto Sedes Sapientiae e professora convidada do COGEAE(PUC-SP) no curso de extensão em Psicologia do Esporte. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Esporte e do Exercício Físico, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do esporte, reabilitação, educação física, educação e cardiologia do exercício.

Carreira esportiva: gestão, planejamento e transição.

06/03 - SÁBADO

08h às 11h (BR)

11h às 14h (PT)

ON-LINE

Prof. Me. Dimas Pinto IESP (PT)

Dimas Pinto é Professor Coordenador, em tempo integral, no Instituto de Estudos Superiores de Fafe, coordenador do Departamento de Ciências do Desporto, com atividade docente nas cadeiras de Organização e Gestão Desportiva I e II, Didática do Desporto, Ética do Desporto e Sistemática dos desportos I – Basquetebol. Membro do Conselho Técnico Científico da Escola Superior de Educação de Fafe. Presidente da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto de 2018 a 2020. Diretor de Cursos e Coordenador da Formação Geral dos Cursos de Grau I da Escola Nacional de Basquetebol, da Federação Portuguesa de Basquetebol: Diretor de Curso de Grau I da AbPorto – 2018; Diretor do Curso de Grau 3 da FPB – 2018 e 2020. Formador nos cursos de nível I, II e III da Escola Nacional de Basquetebol da Federação Portuguesa de Basquetebol. Formador da F.P. Ténis e Mesa – Curso grau 3 de 2018. Formador do curso de Entidades Formadoras da F.P. Futebol 2018, 2019 e 2020. Formador do Curso de Formação em Gestão e Manutenção de Instalações Desportivas da F.P. Futebol 2020 e 2021. Preletor em Cursos, Jornadas e Congressos nacionais e internacionais. Como profissional liberal, exerce consultoria na área da Gestão Desportiva na empresa Prosport.

Psicóloga Esp. Marina Gusson - CBF (BR)

psicóloga clínica graduada em Psicologia (USP-Ribeirão Preto) e possui especialização em Psicologia do Esporte e do Exercício – Instituto Sedes Sapientiae –SP. Formação em Clínica Reichiana - Instituto Sedes Sapientiae –SP. Psicóloga dos Núcleos de Formação do Bradesco Esportes – Osasco (2005-2011). Psicóloga da Seleção Brasileira de Karatê dos Jogos Panamericanos  Rio 2007. Psicóloga da Unidade de Rebilitação Cardíaca do InCor-SP (2011-2014). Psicóloga da Confederação Brasileira de Atletismo (2014-2017) – Jogos Olímpicos - Rio 2016. É Psicóloga Esportiva do SESI-SP  (desde 2014) e da Seleção Brasileira de Futebol Feminino (desde 2019).

Psicologia do esporte no meio de campo: as particularidades da atuação no futebol no Brasil e em Portugal

20/03 - SÁBADO

13h às 16h (BR)

16h às 19h (PT)

ON-LINE

Psicólogo Esp. Pedro Assis - FCPorto (PT)

possui Licenciatura e Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (UFP, Porto), Pós-Graduação em Psicologia do Desporto e da Atividade Física (ISPA, Lisboa). Formação em Coaching, PNL e Hipnose Clínica. Formação Avançada em Psicologia de Alto Rendimento Desportivo, Psicologia do Desporto para o Desenvolvimento de Atletas e Psicologia para o Treinador no Alto Rendimento (Barça Innovation HUB). A nível profissional: Futebol Clube do Porto (atualmente, desde 2008/09): Casa do Dragão (residência dos atletas da formação de base). Ao longo das época tive contato com todos os escalões, desde sub7 a sub17. Atualmente (2020/21) integrado da equipe técnica dos sub16. Formador dos cursos de treinadores UEFA C e B. Formador da Ordem dos Psicólogos Portugueses para Workshop de Intervenção em Psicologia do Desporto. Formador da Federação Portuguesa de Natação e do Instituto do Desporto de Portugal.

Profa. Dra. Gislane Melo

UCB (BR)

Gislane Ferreira de Melo possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2002) e doutorado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2008). Coordenadora do Programa Stricto Sensu e da Graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília. Presidente do Fórum dos pesquisadores de Pós-Graduação da Área 21 (2019-2021). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, idosos, atletas, construtos psicológicos, psicometria, gênero.

Aspectos quatitativos e mensuração na psicologia do esporte

20/03 - SÁBADO

08h às 11h (BR)

11h às 14h (PT)

ON-LINE

Prof. Dr. Rui Gomes

UMinho (PT)

Professor Auxiliar na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal. Obteve graus académicos (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento) na área da Psicologia, pela Universidade do Minho. Na investigação, interessa-se pelos fatores humanos na adaptação à mudança, na liderança e rendimento de equipas e no treino de competências de vida e desenvolvimento humano. É responsável pelo grupo de investigação “Adaptação, Rendimento e Desenvolvimento Humano” (www.ardh.pt), cujos resultados são difundidos na comunidade pela “Escola Competências de Vida” (www.e-cv.pt). Intervém na área da psicologia do desporto e no treino de competências de vida em distintos contextos e faixas etárias.

Profa. Dra. Thabata Telles - USP (BR)

pesquisadora (pós-doc) na Universidade de São Paulo (EEFERP), atuando em colaboração entre Brasil (USP), França (Université de Paris) e Portugal (IESF). Doutora em Psicologia (FFCLRP-USP/FAPESP). Pesquisadora em Filosofia (Fenomenologia) nos Arquivos Husserl - Paris (ENS-CNRS/FAPESP) de 2016 a 2018. Possui graduação em Psicologia (UNIFOR/CNPq) e Mestrado em Psicologia (UNIFOR/FUNCAP). É especialista em Psicologia do Esporte pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), membro do GT de Psicologia do Esporte da ANPEPP e atual presidente da ABRAPESP (Associação Brasileira de Psicologia do Esporte) - gestão 2020-2021. Atua e pesquisa com ênfase em fenomenologia; psicologia do esporte & do exercício; embodiment; percepção-ação; artes marciais & esportes de combate.

Compreendendo o movimento: fenomenologia, neurociências e cognição

27/03 - SÁBADO

08h às 11h (BR)

11h às 14h (PT)

ON-LINE

Prof. Dr.. Duarte Araújo - FMH (PT)

professor Associado com Agregação da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Presidente do Departamento de Desporto e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e Coordenador do CIPER (Centro Interdisciplinar para o estudo da Performance Humana) - Unidade de Investigação & Desenvolvimento financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal. Diretor do Laboratório de Perícia no Desporto da FMH. Foi durante oito anos Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, período durante o qual foi Membro do Conselho Nacional do Desporto, presidido pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude do Governo de Portugal. Publicou 15 livros, mais de 150 artigos científicos (mais de 5500 citações na Web of Science), e orientou 15 teses de doutoramento sobre perícia e psicologia do desporto, tomada de decisão, e análise da performance. Além de pertencer ao Editorial Board de diversas revistas de psicologia do desporto e ciências do desporto internacionais, é Editor Associado das revistas Psychology of Sport and Exercise, Frontiers in Psychology- section Movement Sience and Sport Psychology; e Journal of Expertise. Formador de treinadores de todos os níveis, há mais de 20 anos, em cooperação com diversas Federações e organizações desportivas.

Prof. Dr. Bruno Avelar Rosa - Qantara Sports (PT)

Partner na Qantara Sports, uma consultora especializada em desporto que opera junto de entidades públicas e privadas com sede, principalmente, no Médio Oriente, Ásia e Europa, e Professor convidado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade Coimbra (Portugal). É também membro da equipe responsável pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física levado a cabo pela Direção-Geral da Saúde de Portugal e External Expert na Comissão Europeia para a área do desporto. É Doutor em Psicologia da Educação e Licenciado em Ciências do Desporto.

Políticas públicas e inatividade física: aspectos relacionados a adesão e aderência às atividades

27/03 - SÁBADO

13h às 16h (BR)

16h às 19h (PT)

ON-LINE

Prof. Dr. Ricardo Picoli - USP (BR)

mestre e doutor em Ciências (Psicobiologia) com ênfase em Psicologia do Esporte pela FFCLRP-USP e graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisador Associado ao LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social) no DCF-UFSCar. Professor Assistente Convidado do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (Portugal). Supervisor credenciado ao Serviço-Escola de Psicologia da UFSCar no estágio de Psicologia do Esporte. Fundador e Psicólogo no Núcleo SCORE - Psicologia do Esporte. Coordenador de investigação do projeto internacional "Identidade da Psicologia" no estado de São Paulo. Membro do CIIDEBE (Centro de Investigação e Intervenção em Desporto, Educação e Bem-estar). Tesoureiro da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte desde 2018.

No curso serão abordados: (1) resultados da atividade física a nível mundial (outra pandemia) e seus impactos em termos de saúde, (2) Políticas públicas internacionais de promoção da atividade física, suas orientações e racionais, (3) Possibilidades dos diferentes contextos/sistemas/dimensões/setores de promoção da prática de atividade física (nomeadamente: desporto, educação, saúde e ambientes construídos e mobilidade ativa, e (4) o que nos reserva o futuro. 
 

Fale conosco

Quer saber mais sobre a ABRAPESP e/ou Psicologia do Esporte? Inscreva-se e receba nosso boletim e novidades da área. Teremos prazer em ter você conosco.

Preços  e condições de pagamento exclusivos para compras via internet, podendo variar nos eventos presenciais. Caso os produtos apresentem divergências de valores, o preço válido é o do carrinho de compras.
Vendas sujeitas a análise e confirmação de dados.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA DO ESPORTE (ABRAPESP)

CNPJ: 08.281.609/0001-98

Endereço: Rua Itapeva, 518 - Bairro Bela Vista, São Paulo/SP - CEP 14.403-471

Endereço eletrônico: https://www.abrapesp.org.br/  – ® ABRAPESP – Todos os direitos reservados

Fale conosco: https://www.abrapesp.org.br/

E-mail: tesouraria@abrapesp.org.br