Workshop on-line
Line separator

1ª TEMPORADA
CURSOS DE VERÃO

 A 1ª Temporada de Cursos de Verão da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP) está terminando.  No próximo sábado os dois últimos cursos da temporada.  E para estimular a discussão sobre as políticas públicas, a ABRAPESP está oferecendo o último curso para os interessados no assunto. Não deixem de participar.
 

PRÓXIMOS

CURSOS

Thabata_CasteloBTelles.jpg

Profa. Dra. Thabata Telles - USP (BR)

pesquisadora (pós-doc) na Universidade de São Paulo (EEFERP), atuando em colaboração entre Brasil (USP), França (Université de Paris) e Portugal (IESF). Doutora em Psicologia (FFCLRP-USP/FAPESP). Pesquisadora em Filosofia (Fenomenologia) nos Arquivos Husserl - Paris (ENS-CNRS/FAPESP) de 2016 a 2018. Possui graduação em Psicologia (UNIFOR/CNPq) e Mestrado em Psicologia (UNIFOR/FUNCAP). É especialista em Psicologia do Esporte pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), membro do GT de Psicologia do Esporte da ANPEPP e atual presidente da ABRAPESP (Associação Brasileira de Psicologia do Esporte) - gestão 2020-2021. Atua e pesquisa com ênfase em fenomenologia; psicologia do esporte & do exercício; embodiment; percepção-ação; artes marciais & esportes de combate.

Compreendendo o movimento: fenomenologia, neurociências e cognição

27/03 - SÁBADO

08h às 11h (BR)

11h às 14h (PT)

ON-LINE

Duarte Araujo.jpg

Prof. Dr.. Duarte Araújo - FMH (PT)

professor Associado com Agregação da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Presidente do Departamento de Desporto e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e Coordenador do CIPER (Centro Interdisciplinar para o estudo da Performance Humana) - Unidade de Investigação & Desenvolvimento financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal. Diretor do Laboratório de Perícia no Desporto da FMH. Foi durante oito anos Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, período durante o qual foi Membro do Conselho Nacional do Desporto, presidido pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude do Governo de Portugal. Publicou 15 livros, mais de 150 artigos científicos (mais de 5500 citações na Web of Science), e orientou 15 teses de doutoramento sobre perícia e psicologia do desporto, tomada de decisão, e análise da performance. Além de pertencer ao Editorial Board de diversas revistas de psicologia do desporto e ciências do desporto internacionais, é Editor Associado das revistas Psychology of Sport and Exercise, Frontiers in Psychology- section Movement Sience and Sport Psychology; e Journal of Expertise. Formador de treinadores de todos os níveis, há mais de 20 anos, em cooperação com diversas Federações e organizações desportivas.

Bruno Avelar Rosa.jpg

Prof. Dr. Bruno Avelar Rosa - Qantara Sports (PT)

Partner na Qantara Sports, uma consultora especializada em desporto que opera junto de entidades públicas e privadas com sede, principalmente, no Médio Oriente, Ásia e Europa, e Professor convidado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade Coimbra (Portugal). É também membro da equipe responsável pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física levado a cabo pela Direção-Geral da Saúde de Portugal e External Expert na Comissão Europeia para a área do desporto. É Doutor em Psicologia da Educação e Licenciado em Ciências do Desporto.

Políticas públicas e inatividade física: aspectos relacionados a adesão e aderência às atividades

27/03 - SÁBADO

13h às 16h (BR)

16h às 19h (PT)

ON-LINE

RicardoPicolli_3x3.jpg

Prof. Dr. Ricardo Picoli - USP (BR)

mestre e doutor em Ciências (Psicobiologia) com ênfase em Psicologia do Esporte pela FFCLRP-USP e graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisador Associado ao LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social) no DCF-UFSCar. Professor Assistente Convidado do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (Portugal). Supervisor credenciado ao Serviço-Escola de Psicologia da UFSCar no estágio de Psicologia do Esporte. Fundador e Psicólogo no Núcleo SCORE - Psicologia do Esporte. Coordenador de investigação do projeto internacional "Identidade da Psicologia" no estado de São Paulo. Membro do CIIDEBE (Centro de Investigação e Intervenção em Desporto, Educação e Bem-estar). Tesoureiro da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte desde 2018.

No curso serão abordados: (1) resultados da atividade física a nível mundial (outra pandemia) e seus impactos em termos de saúde, (2) Políticas públicas internacionais de promoção da atividade física, suas orientações e racionais, (3) Possibilidades dos diferentes contextos/sistemas/dimensões/setores de promoção da prática de atividade física (nomeadamente: desporto, educação, saúde e ambientes construídos e mobilidade ativa, e (4) o que nos reserva o futuro.